quinta-feira, 30 de junho de 2011

Esquenta a polêmica sobre a divisão do Piauí

O Piauí será ou não dividido?

28/06/2011 às 17h44

     Tramita no Congresso a divisão do Piauí   que seria a divisão da região Sul do Piauí, da região central e norte. Com o desmembramento seria criado o estado do  Gurgueia.
     Aproveitando o gancho das discussões sobre a realização de um plebiscito no Estado do Pará - divisão do Estado em três (Pará, Carajás e Tapajós), os deputados e senadores do Piauí e Maranhão resolveram se juntar com os parlamentares paraenses e assim colocarem  em pauta também a aprovação de um plebiscito  .
     Os parlamentares maiores  defensores  do projeto no Congresso Nacional  são o senador João Vicente Claudino(PTB) e o deputado Júlio César (DEM).
      Na Assembleia, a bancada estadual também se articula com o objetivo de  pressionar o Congresso a colocar urgentemente a divisão do Piauí em pauta. Na tribuna, o deputado Edson Ferreira (DEM) voltou a defender a "união de esforços" da classe política piauiense .
  OS deputados João Mádison (PMDB), Luciano Nunes (PSDB) e Antonio Félix (PPS) também se manifestaram em defesa do Gurgueia. (Mayara Martins).
     Com o desmembramento o Piauí ficaria com a maior parte da população 137 municípios, e os outros 87 ficariam com o Gurgueia . A diversidade econômica do norte e do sul do Piauí é o argumento forte entre os defensores do projeto. São interesses econômicos e políticos que movem a discussão!
    A possibilidade de um  plebiscito   sobre a divisão do Estado continua gerando polêmicas. Na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (28), o deputado estadual João de Deus (PT) anunciou o surgimento do grupo “Piauí Unido”, movimento contra criação do Gurguéia.
     “Nós não vamos ficar parados. O grupo já está criado e nós vamos fazer um grande movimento já está marcado  , dia 10 de agosto deste ano, no qual vamos nos unir com estudantes, professores e todos aqueles que são contra a divisão do Piauí”, disse o petista.
   A  realização do plebiscito deve provavelmente logo ser aprovado pela maioria dos deputados federais. Mas no final quem decide mesmo é a população.

     Caso haja o plebiscito, você é a FAVOR ou CONTRA  a divisão do Piauí?  
fonte;.vejapiracuruca.com

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More