sexta-feira, 17 de junho de 2011

Piauí desmatou 408 quilômetros da caatinga e é o terceiro Estado que mais desmatou no Nordeste

Piauí desmatou 408 quilômetros da caatinga e é o terceiro Estado que mais desmatou no Nordeste
A Caatinga teve 1.921 km² de sua floresta desmatada no período de 2008-2009, segundo dados do Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama. O ritmo anual de desmatamento diminuiu. Enquanto de 2002 a 2008 a média anual era de 0,28% de área desmatada, entre 2008 e 2009 a taxa anual foi de 0,23%.
Os primeiros dados do monitoramento da Caatinga sobre as áreas desmatadas até 2008 foram divulgados no ano passado. No primeiro levantamento, em 2002, foi registrado um índice de desmate de 43,7%. Este número subiu para 45,4% em 2008. Uma das principais causas do desmatamento na região é a extração ilegal da mata nativa que é convertida em lenha e carvão vegetal.
Os estados que mais desmataram foram Bahia (638 km²), Ceará (440 km²) e Piauí (408 km²), e os municípios que registraram as maiores áreas com supressão de floresta foram Mucugê (BA), Ruy Barbosa (BA) e Cabrobó (PE).
Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga possui uma área original de 826.411 km² e está presente em cerca de 11% do País nos estados da Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. A região sofre forte impacto das mudanças climáticas por apresentar muitas áreas suscetíveis à desertificação.
O Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal vão destinar R$ 6 milhões a projetos que promovam o uso sustentável dos recursos naturais na Caatinga.
Serão contempladas propostas de manejo florestal comunitário e familiar; eficiência
energética para os polos gesseiro e cerâmico e fogões eficientes para as famílias do
árido e semiárido. O edital para a seleção dos projetos será publicado na próxima semana.
A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) considera o uso sustentável das florestas como uma das melhores formas de se evitar a desertificação e garantir uma vida digna à população nas regiões do semiárido e árido. Para ressaltar a importância da prática, o tema de 2011 para o Dia Mundial de Combate à Desertificação, comemorado em 17 de junho, será o uso sustentável da floresta.
fonte ; meio norte

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More