quarta-feira, 22 de junho de 2011

Professores de Riacho Frio recorrem ao TJ do Piauí para receberem salários atrasados



"Nós estamos desesperados, sem dinheiro. Queremos uma posição da justiça. O prefeito foi quem descumpriu a lei e nós é quem estamos pagando", reclama a professora Roselânia.

Uma comitiva de professores da rede municipal de Riacho  Frio, município localizado a 900 quilômetros de Teresina, procurou o Tribunal de Justiça do Piauí na tentativa de receberem os salários que não são pagos há 3 meses pela prefeitura. Os trabalhadores tiveram o ponto cortado por determinação do prefeito Joaquim Mascarenhas Lustosa (PTB) quando iniciaram uma greve no dia 17 de fevereiro, ficando sem receber pelos meses de março, abril e maio.
Segundo a presidente do sindicato dos professores do município, Roselânia Mascarenhas Nogueira da Cunha, a paralisação se deu por descumprimento do plano de carreiras da categoria e atraso no pagamento do abono de férias dos servidores referente ao ano de 2008. “Em 2010 o prefeito fez um concurso para contratar professores, sendo que a lei aprovada pela Câmara Municipal diz que primeiro os professores do quadro deveriam ter a jornada ampliada para 40 horas” argumenta.
Segundo a sindicalista, após uma provocação da assessoria jurídica do município, que queria a decretação da ilegalidade da greve, o desembargador Haroldo Rehem, do TJ, reconheceu a legalidade do movimento, mas determinou o retorno de 60% dos professores ao trabalho. A categoria cumpriu o determinado e a parte que continuou na greve foi substituída por professores contratados em caráter emergencial.
“Nós estamos desesperados, sem dinheiro. Queremos uma posição da justiça. O prefeito foi quem descumpriu a lei e nós é quem estamos pagando”, reclama a professora Roselânia.
fonte; gp1

1 comentários:

É uma questão que necessita de muita atenção,a categoria deveria procura o MP talvez assim vocês sejam atendidos. Não só a categoria mas, o município deveria pedir ao MP uma auditoria na prefeitura de Riacho Frio Piauí.

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More