terça-feira, 14 de junho de 2011

Site nacional destaca: 'O Piauí já é quase um deserto'. Saiba o porquê

Desertificação do Estado é um dos assuntos de encontro sobre Meio Ambiente, em Teresina
O Piauí já é quase um desertoO Piauí já é quase um deserto

Nesta semana acontece o II Eco Piauí, evento voltado para discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente. A realização do encontro foi destaque no site EPTV, na página Terra da Gente. A matéria veiculada nesta terça-feira (14/06) destaca o problema da desertificação que atinge diversas cidades piauienses e reitera, “Piauí já é quase um deserto”. Leia abaixo a matéria completa.
"Um dos mais graves problemas ambientais da região Nordeste, a desertificação, será um dos temas em discussão no II Eco Piauí, encontro que começa na próxima quinta e termina sexta, em Teresina. No caso do Piauí, as áreas susceptíveis à desertificação (ASDs) abrangem 173 dos 224 municípios do Estado.
O evento, promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí (Senge/PI), faz parte do projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento. “A questão ambiental é parte fundamental do nosso projeto, tendo em vista que esse defende o desenvolvimento de forma sustentável”, afirma o presidente da FNE, Murilo Pinheiro.
Na sexta-feira, data que é considerada pela ONU como o Dia Mundial de Combate à Desertificação, o professor-doutor Adeodato Salviano, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentará novos dados sobre a desertificação na região próxima a Gilbués, município no Sul do Estado do Piauí. Uma das áreas afetadas pelo processo de degradação do solo, segundo o especialista, equivale a aproximadamente 800 mil hectares, e abrange 22 municípios (além de Gilbués).
Salviano acredita que a degradação do solo pode ser revertida e, ao contrário do que muitos pensam, “não é um processo oneroso”. “Nossa intenção é mostrar que o processo grave de desertificação pode ser revertido. Para isso, são necessários mais investimentos na área para que os projetos prossigam. "
Queremos sensibilizar os gestores e a sociedade local sobre a importância do combate à desertificação. As comunidades ainda encaram o problema apenas como um processo natural”, ressalta."
fonte; 180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More